Em 1980, a Salsicharia Estremocense, Lda deu início à sua actividade.

Somos uma empresa inovadora, com dupla certificação segundo as normas NP EN ISSO 9001IFS FOOD, que oferece produtos seleccionados de qualidade superior, como garantia de uma alimentação segura, equilibrada e saudável. Dada à dinâmica empreendedora, foi-nos atribuído o estatuto de PME Líder.

Actualmente contamos com 130 colaboradores que têm ao seu dispor o mais moderno equipamento para o exercício da sua actividade, e cerca de 3.000 clientes, distribuídos num raio de 350 km maioritariamente no sul do país.

A SEL foi a pioneira no relançamento dos enchidos de porco preto de raça alentejana, tem da mais alta qualidade em produtos frescos, fumados e ultra-congelados, que distribui por todo o Alto Alentejo e limítrofes. Com uma performance de 1500 toneladas de frescos e ultra-congeladas, 1000 toneladas de fumados com uma facturação anual de 11 milhões de euros.

Relativamente ao Porco Preto, este é alimentado a bolota no montado Alentejano, possuindo uma carne mais suculenta, mais saborosa e com um aroma mais intenso. A sua gordura é rica em ácido oleico que contém características semelhantes à do azeite. Tem propriedades nutritivas e promove a redução do colesterol.

No interesse de manter todo o “Sabor do saber Alentejano”, e todas as características de um produto tradicional, assim como de conseguir um melhor controlo de qualidade dos mesmos fez com que a SEL adquirisse quotas no Matadouro Regional do Alto Alentejo, situado na linda vila de Sousel e certificado pela Lloyd’s segundo a norma ISO 9001.

Neste momento a SEL detém 28% do Matadouro Regional do Alto Alentejo, também conhecido como MATSEL e tem a seu cargo todo o abate de suínos.

A SEL conseguiu conquistar o Prémio “ O Sabor do Ano 2008, 2010, 2012, 2016” com os seus melhores produtos de Porco Preto.