Análise de satisfação do Parceiro SEL

Agosto 2017

É cada vez mais necessário e urgente para as empresas compreenderem como é que a satisfação com os vários atributos contribui para a satisfação global, já que, por sua vez, se espera que esta irá aumentar o nível de fidelização dos seus clientes.

Numa de mudança de hábitos de consumo  o mercado da alimentação atinge um ponto de viragem, torna-se importante saber manter os clientes, uma vez que a sua retenção representa um custo menor em comparação com a angariação de um novo parceiro.

O impacto da satisfação global na fidelização dos clientes tem sido estudado ao longo das últimas décadas. No entanto, é menor a investigação sobre como alcançar esta satisfação global, a partir da análise da satisfação com os atributos. Neste projecto, investiga-se quais os atributos, subdimensões e dimensões que contribuem para a satisfação global, o seu peso e significância, com base em dados recolhidos junto de clientes. Constata-se que a Qualidade de Serviço e em particular o Atendimento são fulcrais para maiores níveis de satisfação global. Verifica-se também a extrema importância da satisfação global do cliente na sua fidelização.

satisfação global

 

 

Conclusão: Podemos concluir que só 2% da amostra está insatisfeita com os horários/ dias de entrega da mercadoria, 19% muito satisfeito e 79% estão satisfeitos.

  • Caso tenha respondido “insatisfeito” indique o motivo.

O cliente que respondeu insatisfeito, gostaria de receber mais cedo nas as suas encomendas.

 

recomendo grafico

Conclusão: Neste gráfico podemos observar qual a valorização da marca SEL e produtos SEL, dos 52 parceiros inquiridos 69% respondeu que recomenda e os outros 31% recomenda sempre aos seus clientes.

Este gráfico é  bastante curioso, pois temos os nossos parceiros a recomendar a marca SEL aos seus clientes.

  • Para a presente avaliação foi seleccionada uma amostra de 100 parceiros da SEL, num universo de cerca de 1000 parceiros activos, responderam 52 parceiros. A amostra seleccionada está entre os “melhores parceiros” no que respeita ao total facturado. Os parceiros inquiridos representam a totalidade dos pareceiros em termos do volume de facturação.

1º Critério, 10 questionários por Comercial.

2 º Critério, Parceiros com maior volume de compras, com histórico de compras superior a um ano.

3º Critério, Parceiros com maior volume de compras, com histórico de compras há mais de 6 meses, mas inferior a um ano.

4º Critério, principais Parceiros, Centrais de Compras, tais como Lidl, Pingo Doce e Auchan.

5º Critério, Parceiros de exportação